Julho-sem-plástico

Julho Sem Plástico: entenda o movimento

A ideia do Julho Sem Plástico é mostrar a importância da redução do uso de plástico e incentivar a utilização de materiais reutilizáveis

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Tudo começou em 2011, quando a instituição australiana Earth Carers Waste Education criou a campanha Plastic Free July – em português, Julho Sem Plástico – pedindo para que as pessoas evitassem o uso de plásticos descartáveis durante o mês de julho. O grande objetivo era reduzir o impacto e poluição que esses materiais causam ao meio ambiente. O movimento ganhou força ao redor do mundo e atualmente é a grande aposta de pessoas e instituições que se preocupam com a natureza.

Por que aderir ao Julho Sem Plástico?

Um relatório elaborado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) mostra que desde o ano 2000 mais de 75% de todo o plástico produzido no mundo já virou lixo e isso traz consequências prejudiciais para a vida selvagem, para os sistemas naturais e para os seres humanos. E analisando os mares, os números também assustam, já que 111 milhões de toneladas de plásticos são vazadas aos oceanos todos os anos.

Além disso, outro dado, também sinalizado pela WWF, causa preocupação: o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. Sendo assim, fica clara a necessidade de que todos se unam para mudar esse cenário alarmante de poluição. 

Por isso, a ONG Parceiros do Mar aceitou o Desafio Zero Descartável proposto pela Beegreen e criamos em nosso Instagram o Desafio Zero Plástico Parceiros do Mar. O objetivo é conscientizar os seguidores e incentivá-los a compartilhar suas rotinas com uso de materiais reutilizáveis. Ainda dá tempo de você conferir e participar conosco do #desafiozeroplásticoParceirosdoMar no Instagram.

Dicas do que fazer no dia a dia para reduzir o uso de plástico

A mudança começa por cada um de nós e é possível fazer a diferença com pequenas atitudes cotidianas. A fim de te ajudar, separamos algumas sugestões simples para aderir ao Julho Sem Plástico:

  1. Opte por embalagens que não usem plástico ou escolha as que têm pouco uso do material.
  2. Se adquirir alguma embalagem plástica, reutilize-a sempre que possível.
  3. Não dá para reutilizar o material plástico? Então, faça o descarte correto para reciclagem.
  4. Que tal montar seu kit lixo zero? Basta adquirir produtos como canudo de inox, sacolas ecológicas, copos de silicone reutilizáveis e escovas de dentes de bambu, por exemplo.
  5. Por fim, use essas dicas além do mês de julho e leve-as como parte de todos os meses de sua vida. O meio ambiente agradece.

Você já estava por dentro de todos esses dados? Qual sua opinião sobre o tema? Comente aqui para sabermos! 

Comentários

Outros posts

© 2020 PARCEIROS DO MAR