NOSSA
HISTÓRIA
O Instituto Renata Turra Grechinski (nome fantasia ONG Parceiros do Mar) é uma Entidade de pequeno porte, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Curitiba. A ONG foi fundada em 2012, após o falecimento da surfista Renata Turra Grechinski, que teve o leash de sua prancha enroscado em um artefato de pesca clandestina enquanto surfava. A partir disso, a família uniu esforços e passou a lutar pela delimitação de espaços de pesca e lazer, proteção dos ambientes marinhos e segurança dos frequentadores das regiões litorâneas.
A fim de levarmos mais segurança ao litoral e evitar mais tragédias, contamos com 2 projetos de lei, um Estadual (PL Lei 214/2012 – reapresentado em 2015 pelo PL 86/2015) e um Federal (PL 4.116/2012), ambos visando a delimitação de áreas de pesca, de práticas esportivas e para banho, tendo como objetivo a segurança e o convívio pacífico e harmonioso entre todos os usuários do mar.
Atualmente, a organização promove ações de limpeza das praias, comparece a eventos e conta com projetos socioambientais com a população litorânea.
A União faz a Força
Hoje temos apoios importantes para as conquistas diárias. Contamos com empresas privadas, instituições públicas, atletas nacionais e internacionais, bandas e centenas de voluntários.
Prêmios e Conquistas
A união e esforço de todos os membros, voluntários, colaboradores e parceiros trouxeram para a ONG Parceiros do Mar muito reconhecimento.
2019 – Premiação concedida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a personalidades, empresas e entidades que se destacaram em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos da cidade.
Homenageados listados pelo projeto de decreto legislativo (097.00001.2019).
2012 – Apresentação do Projeto de Lei Federal 4116/2012 ao Congresso Nacional, para dispor sobre a segurança das pessoas e a proteção do ambiente natural nas praias ou nas águas continentais ou marinhas a estas adjacentes.
Missão
Promover ações para proteger os ambientes costeiros e espécies marinhas em conjunto com a população, contribuindo para o equilíbrio entre os ecossistemas e as atividades socioeconômicas locais.
Visão
Conscientizar nacionalmente a população sobre os graves impactos humanos causados nos oceanos, buscando semear nos cidadãos a vontade de garantir a preservação dos ambientes costeiros.
Valores
Acreditamos na convivência harmônica entre o ser humano e a natureza, a partir dos princípios da sustentabilidade e, principalmente, do respeito à natureza.