MUTIRÕES DE LIMPEZA

Coleta de resíduos que causam danos ao meio ambiente litorâneo e riscos à população e banhistas. 

Quantidade de Lixo Recolhido

Nos últimos 8 anos já foram mais de 36 toneladas de lixo recolhidos das praias

2013

0
Toneladas

2014

0
Toneladas

2015

0
Toneladas

2016

0
Toneladas

2017

0
Toneladas

2018

0
Tonelada

2019

0
Tonelada

2020

0
Tonelada

TOTALIZANDO 36,7 TONELADAS DE LIXO RECOLHIDO

Os resíduos recolhidos pelos voluntários nos mutirões, na maior parte das vezes são: bitucas de cigarro, microplástico, garrafas e tampas de garrafas pet.

O grande fluxo de pessoas no litoral paranaense contribui para a geração de diversos tipos de resíduos encontrados nas praias. Já que nem sempre é realizada a destinação correta desses resíduos, que por vezes são deixados na areia ou até mesmo nas ruas. E a ação do vento, chuvas e correntes marinhas também faz com que o lixo se acumule nas praias. 

Microlixo

O lixo nos mares e oceanos representa um grande risco para animais marinhos, que muitas vezes acabam se alimentando desses materiais. Vindo a falecer por sufocamento ou desnutrição.

Além dos animais marinhos, nós humanos também somos afetados pelo lixo plástico. Segundo a National Geographic, 90 por cento das amostras marcas de sal de cozinha no mundo todo possuem microplásticos. E não para por aí: quem ingere frutos do mar também é afetado pelas toxinas do plástico, presentes em praticamente todos os animais marinhos. Os dados de uma pesquisa americana da Universidade Johns Hopkins, concluem que uma pessoa que goste muito de frutos do mar pode comer até 11 mil partículas plásticas em um ano.

Então o problema é de todos nós.

 

Mutiplicando Ações

Cabe aos cidadãos a responsabilidade de contribuir para um litoral mais preservado, limpo e seguro, agindo para garantir a preservação das praias. Cuidar do ambiente litorâneo é responsabilidade de todos, e ações direcionadas para manter as praias limpas representam melhorias reais, pois a iniciativa gera uma cadeia de ações futuras, como a reciclagem do lixo em casa para que o mesmo não vá parar nos rios e mares e o pensamento do consumo consciente.
Os mutirões de limpeza constituem alternativas genuínas de educação para a sustentabilidade, uma vez que além da coleta do lixo, a população e os próprios voluntários são sensibilizados e tornam-se multiplicadores dessas ações e ideais. 

SAIBA
MAIS

Cada mutirão de limpeza tem uma metodologia para sua realização, a depender do local, da abrangência da ação e do tipo de apoio que os voluntários receberão para a logística e organização da ação como um todo. De maneira geral, os mutirões costumam durar no máximo 3 horas e ocorrem geralmente pela manhã, quando as condições da praia estão mais favoráveis para a coleta dos resíduos.

No final do mutirão, o montante de resíduos é pesado, triado e encaminhado para destinação final.

Depoimentos

"É muito gratificante participar desse movimento, eu sinto como se cada pedacinho de plástico que eu retiro da praia salva a vida de um animal marinho que seria prejudicado com o resíduo. É realmente uma pequena ação que muda muito."

Giovana Gutseit

""Os mutirões de limpeza de praias que a ONG organiza são imprescindíveis como educação ambiental, eu acho que é o melhor exemplo e mesmo quem não participa e vê pessoas juntando os lixos pensa duas vezes antes de jogar e o que fazer com o lixo. Participar é fundamental justamente pra gente se sentir nessa mudança, nessa necessidade de mudar o mundo que é tão urgente."

Pérola de Souza, surfista profissional, campeã de bodyboard e instrutora de yoga

© 2020 PARCEIROS DO MAR