NOSSA
HISTÓRIA

O Instituto Renata Turra Grechinski (nome fantasia ONG Parceiros do Mar) é uma Entidade de pequeno porte, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Curitiba. A ONG foi fundada em 2012, após o falecimento da surfista Renata Turra Grechinski, que teve o leash de sua prancha enroscado em um artefato de pesca clandestina enquanto surfava.  A partir disso, a família uniu esforços e passou a lutar pela delimitação de espaços de pesca e lazer, proteção dos ambientes marinhos e segurança dos frequentadores das regiões litorâneas. 

A fim de levarmos mais segurança ao litoral e evitar mais tragédias, contamos com 2 projetos de lei, um Estadual (PL Lei 214/2012 – reapresentado em 2015 pelo PL 86/2015) e um Federal (PL 4.116/2012), ambos visando a delimitação de áreas de pesca, de práticas esportivas e para banho, tendo como objetivo a segurança e o convívio pacífico e harmonioso entre todos os usuários do mar.
Atualmente, a organização promove ações de limpeza das praias, comparece a eventos e conta com projetos socioambientais com a população litorânea.

A União faz a Força

Hoje temos apoios importantes para as conquistas diárias. Contamos com empresas privadas, instituições públicas, atletas nacionais e internacionais, bandas  e  centenas de voluntários.

Prêmios e Conquistas

A união e esforço de todos os membros, voluntários, colaboradores e parceiros trouxeram para a ONG Parceiros do Mar muito reconhecimento. 

2019 – Premiação concedida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a personalidades, empresas e entidades que se destacaram em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos da cidade.

Homenageados listados pelo projeto de decreto legislativo (097.00001.2019).

 
2015 – Reconhecimento e Certificação com o Selo ODM nº 07 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente), na 5ª Edição de Certificação Selo ODM promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná (SESI-PR). Esta certificação tem o intuito de reconhecer e divulgar trabalhos que contribuem para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODM).
2015 – Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em unânime reconhecimento pela importante contribuição na área de atuação da ONG.
2015 – Apresentação do Projeto de Lei Estadual nº 86/2015 à Assembleia Legislativa, que autoriza o Poder Executivo a criar demarcação de áreas de pesca, lazer ou recreação no litoral do Estado.
2014- Finalistas do Concurso Ideias que Vão Longe. Este concurso foi uma iniciativa do Social Good Brasil em parceria com o Plus Social Good e Portal Voluntários Online, com apoio da Change.org, Benfeitoria e CDI. O concurso buscava iniciativas que utilizaram com sucesso ferramentas digitais para mobilizar pessoas para uma causa social.
2013 – Vencedores do Projeto Legado, uma iniciativa do Marins Bertoldi Advogados Associados e da Ink Consultoria, que capacitou entidades do Terceiro Setor para efetiva atuação e premiou o mais completo plano de gestão.
2013 – Vencedores do prêmio Guardiões da Praia, que buscava iniciativas de melhorias e benfeitorias para as praias do litoral brasileiro idealizado pela Ambev/ Skol, Revista Trip, Lynx Desenvolvimento e Bandeira Azul. Projeto vencedor: Mutirão de Limpeza do Mar, projeto representante do Sul do Brasil na categoria segurança nas praias, que visa a retirada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, dos perigos submersos que representam risco de morte.

2012 – Apresentação do Projeto de Lei Federal 4116/2012 ao Congresso Nacional, para dispor sobre a segurança das pessoas e a proteção do ambiente natural nas praias ou nas águas continentais ou marinhas a estas adjacentes.

E apresentação do Projeto de Lei Estadual 214/2012 à Assembleia Legislativa, para delimitação de áreas de pesca, práticas esportivas e banho, tendo como objetivo a segurança e o convívio pacífico e harmonioso entre todos os usuários do mar.

Missão

Promover ações para proteger os ambientes costeiros e espécies marinhas em conjunto com a população, contribuindo para o equilíbrio entre os ecossistemas e as atividades socioeconômicas locais.

Visão

Conscientizar nacionalmente a população sobre os graves impactos humanos causados nos oceanos, buscando semear nos cidadãos a vontade de garantir a preservação dos ambientes costeiros.

Valores

Acreditamos na convivência harmônica entre o ser humano e a natureza, a partir dos princípios da sustentabilidade e, principalmente, do respeito à natureza.

Nossos Parceiros

Quer ser um parceiro também? Entre em contato com a gente.

© 2020 PARCEIROS DO MAR