Projeto Surf Salva em 2016.

O projeto Surf-Salva, que está em sua oitava edição, é realizado pelo 8º Grupamento de Bombeiros e conta com o apoio da ONG Parceiros do Mar desde a quinta edição. Neste curso, surfistas recebem treinamento prático e teórico durante três dias, e têm contato com técnicas específicas como: salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

“O Projeto Surf-Salva tem o importante compromisso de treinar civis para salvamento aquático. Os surfistas estão sempre presentes na água seja em alta temporada, seja em baixa, quando o efetivo dos bombeiros cai e os riscos permanecem. Temos vários relatos de surfistas que já aplicaram o que aprenderam no curso e salvaram vidas. É um grande orgulho para a ONG Parceiros do Mar ser parceira do 8º Grupamento de Bombeiros neste incrível projeto, que vem totalmente ao encontro dos objetivos da ONG: aumentar a segurança no mar”, declara Lucile Turra, Presidente da ONG Parceiros do Mar.

Os aspectos teóricos e práticos serão ministrados na sede do Corpo de Bombeiros em Matinhos e na praia, definida de acordo com as condições climáticas do dia. O Corpo de Bombeiros entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas, também, pela excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação.

PRÓXIMOS SURF-SALVA:

Dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2016, em Matinhos-PR (8ª edição).

Dias 1º, 2 e 3 de março de 2016, em Pontal do Paraná (9ª edição).

Quem se interessar deve entrar em contato com a ONG Parceiros do Mar.

Outros Posts

© 2018 PARCEIROS DO MAR