Dia-do-pescador

Dia do Pescador com pesca consciente

O dia remete aos profissionais de pesca e suas atividades e acende um alerta sobre a relevância da pesca consciente

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

O Dia do Pescador foi comemorado recentemente, em 29 de junho, e essa data sempre traz lembranças sobre os cuidados com o meio ambiente. O dia remete aos profissionais que trabalham com pesca, mas acende um alerta para a importância de atuar de forma consciente – recolhendo materiais após o término da prática e garantindo mares mais seguros e limpos.

Dia do Pescador x conscientização

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030, um deles chama nossa atenção. Trata-se do Objetivo 14: “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. Isto é, o Dia do Pescador é uma data comemorativa, porém, como amantes do mar, meio ambiente e vida, também podemos reforçar os cuidados com o oceano nessa ocasião.

De acordo com a ONU, “nosso oceano cobre três quartos do nosso planeta, conecta nossas populações e mercados e representa uma parte importante das nossas heranças natural e cultural.” Além disso, fornece quase metade do oxigênio que respiramos, absorve mais de um quarto do dióxido de carbono que produzimos. “Exerce um papel vital no ciclo da água e no sistema climático e é uma fonte importante de biodiversidade e de serviços de ecossistema do nosso planeta.”

Os principais problemas com objetos de pesca

Itens de pesca, em especial redes, que não são retirados de mares e praias, são extremamente prejudiciais.

A começar pelos danos causados ao meio ambiente, uma vez que os objetos somam a diversos outros resíduos, como plásticos (os famosos canudinhos, as garrafas PET e sacolas), bitucas de cigarro, garrafa de vidro e pedaços de isopor. Assim sendo, toneladas de lixo são criadas e os níveis de poluição continuam aumentando.

E os problemas não param por aí. Banhistas, mergulhadores e surfistas correm o risco de ficarem presos em redes, resultando em graves acidentes e até mesmo mortes por afogamento. Um caso recente é a prova disso: Guto Leite, publicitário e surfista, ficou preso em uma rede de pesca enquanto surfava e, infelizmente, não sobreviveu. Nesta matéria do portal G1 você encontra mais informações.

A pesca consciente é possível

A fórmula é simples: os pescadores precisam recolher todos os seus materiais de pesca. Entretanto, é necessário levar a teoria para a prática. Portanto, basta seguir alguns passos:

  1. Levar somente os objetos de pesca necessários para a prática;
  2. Recolher todos os materiais usados, certificando-se de que nada foi deixado para trás;
  3. Prestar atenção aos lixos produzidos com o consumo de alimentos ou bebidas realizados antes, durante ou depois da pesca e sempre fazer o descarte correto.

A importância da pesca consciente para a Parceiros do Mar

Paula Grechinski, cofundadora da ONG Parceiros do Mar, conversa frequentemente com banhistas (nos mutirões de limpeza do mar realizados pela ONG) e observa que as pessoas estão mais responsáveis quando o assunto é cuidado com mares e praias. “A maioria demonstra muita empatia com a causa, além de ter preocupação com seus resíduos e destino correto”, conta.

Aqueles que acompanham o trabalho da ONG Parceiros do Mar sabem que a história do projeto começou após o falecimento de Renata Turra Grechinski, que surfava na Barra do Saí, no estado do Paraná, e enroscou o leash (corda) de sua prancha em um artefato de pesca clandestina.

Então, a Parceiros do Mar foi criada com o objetivo de lutar pela preservação de ecossistemas marinhos e segurança no mar. O projeto atua, também, com ações pela preservação da biodiversidade litorânea e segurança dos frequentadores do litoral.

Quer saber mais sobre a ONG? Clique aqui e faça parte dessa onda de amor pela vida.

Outros posts

© 2020 PARCEIROS DO MAR