documentario brasileiro

Documentário Brasileiro e o Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro, separamos algumas dicas de obras com foco em conscientização e preservação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

O dia Nacional do Documentário Brasileiro foi comemorado na última sexta-feira, 7 de agosto. A data foi definida pela Associação Brasileira de Documentários (ABD) a fim de homenagear o aniversário do cineasta baiano Olney São Paulo.

Com o intuito de celebrar a data e mostrar que a arte pode ser uma aliada do meio ambiente, selecionamos três documentários brasileiros que nos mostram a beleza da natureza e a importância da conscientização e preservação.

Mar sem Fim (2001)

Embora não aborde diretamente a questão da preservação do meio ambiente, o filme mostra a beleza dos oceanos através das diversas expedições marítimas de Amyr Klink.

Nascido em São Paulo e morador de uma casinha simples e sem energia elétrica em Paraty, Klink é um apaixonado pelas águas. Ficou conhecido em 1984 quando fez uma travessia de 100 dias a remo da África até a Bahia.

Em 1990 voltou a se aventurar, mas dessa vez ficou durante um ano sozinho na Antártica. De acordo com ele, apesar de não parecer, é um lugar com muita vida marinha.

Por fim, sua última aventura mostrada no documentário foi também uma das mais complicadas. Entre 1998/1999 deu a volta ao mundo pela sua rota mais curta, rápida e difícil. Durante essa expedição, o navegador enfrentou uma das maiores tempestades do século.

O documentário dirigido por Breno Silveira tem duração de 53 minutos e pode ser assistido aqui.

Estamira (2005)

O documentário tem como protagonista Estamira Gomes de Sousa, uma senhora com distúrbios mentais que vivia e trabalhava no aterro sanitário de Jardim Gramacho. O local, que recebia resíduos da cidade do Rio de Janeiro, ficou conhecido por ser retratado na novela Avenida Brasil — produzida por João Emanuel Carneiro, em 2012.

Todo o documentário, que emociona em diversas partes, conta a história e mostra a vida de Estamira no aterro. A senhora ficou conhecida por causa de seus discursos filosóficos, um híbrido entre a lucidez e a loucura. Muitas das suas falas eram defendendo o uso consciente das coisas, nos fazendo refletir muito sobre o consumo, a importância da reciclagem e do descarte correto de materiais.

Dirigido por Marcos Prado e produzido por José Padilha, com um pouco menos de 2 horas, o longa-metragem intercala imagens coloridas e preto e branco. Com repercussão internacional, a obra recebeu diversos prêmios. Você pode assistir aqui.

Lixo Extraordinário (2010)

Por fim, nossa última dica de documentário brasileiro também tem como cenário o Aterro Jardim Gramacho, onde foi gravado Estamira. Entretanto, desta vez retratando o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável.

O artista tinha como objetivo usar a arte como uma forma de projeto social e tirar as pessoas — mesmo que por um tempo —, da realidade onde estavam. A maior parte dos diálogos são em inglês, exceto com os moradores do aterro

O documentário também retrata o dia a dia dos catadores, a importância dessa classe de trabalhadores e inegavelmente faz mais uma vez refletir sobre a extrema necessidade de separar e destinar corretamente o lixo que pode ser reciclado. 

Em sua produção, o filme mudou algumas vezes de direção e tem aproximadamente 1 hora e meia. Além disso, como os demais, também teve uma repercussão favorável. Pode ser assistido aqui.

Documentário Brasileiro

Conta aqui para a gente nos comentários se você gostou das nossas dicas para o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Já assistiu algum deles ou conhece algum outro documentário brasileiro com este mote?

Além disso, nossa última dica é para o documentário da Parceiros. O curta fala sobre o nosso primeiro mutirão de limpeza. Assista aqui. E se quiser saber mais sobre nossa história, acompanhe aqui.

Comentários

Outros posts

© 2020 PARCEIROS DO MAR